top of page

Arquivo de "Em Destaque"

É com grande satisfação que anunciamos que a nossa exposição "A cidade para quem? Quotidianos cicláveis nas ruas lisboetas do século XX" estará patente na Biblioteca da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Entre os dias 7 de Novembro e 13 de Dezembro. 

Banner Expo_FCULbcoLogo.png

Neste terceiro workshop trabalhamos questões sobre a mobilidade urbana de Lisboa levantadas previamente junto dos parceiros do projecto sobre a utilização, as representações da cidade e das pessoas que andam de bicicleta e o papel dos movimentos sociais.

Convidamos as pessoas que participam neste workshop a analisarem fontes históricas e documentos actuais. Queremos muito receber respostas para as questões que serão trabalhadas, como por exemplo:

Que utilizações foram dadas à bicicleta em Lisboa?

Quais foram os valores associados à prática de mobilidade em bicicleta pelos diferentes grupos no passado?


Que grupos sociais defenderam um papel utilitário para a mobilidade em bicicleta e porquê?


Que percepções e argumentos existem actualmente na regulamentação da mobilidade em bicicleta?

Local: Biblioteca dos Coruchéus (Alvalade) (sala no r/c) (R. Alberto de Oliveira, 1700-019 Lisboa)
(foi exclusivamente em presença física)
Data: 12 de Dezembro de 2023, 9h30-13

Banner Workshop 3.png

No âmbito da Semana da Ciência e da Tecnologia 2023, da Ciência Viva, organizamos no dia 22/11/2023, a partir das 16h30, um Café Ciências: “A bicicleta nos quotidianos lisboetas do século XX. Refotografar o passado para imaginar o futuro”, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL).


Se tratou de uma visita guiada à exposição fotográfica "A cidade para quem? Quotidianos cicláveis nas ruas lisboetas do século XX”, que teve lugar na Biblioteca da FCUL até 13/12/2023, seguida de conversa (e café) com M. Luísa Sousa e Diego Cavalcanti (Hi-BicLab, CIUHCT, FCT NOVA).

Para ver mais sobre o evento clique aqui.

 

BANNER FCUL (7).png
WhatsApp Image 2023-06-22 at 12.01.35.jpeg

Fotografia de Diego Cavalcanti | Hi-BicLab

Aconteceu a 21/06/2023 o workshop temático “Visões do passado no futuro da mobilidade de Lisboa. As políticas de planeamento urbano e de contagem de tráfego no século XX” organizado pelo projecto Hi-BicLab.


Esse é o primeiro de três workshops a serem realizados ao longo de 2023, que concretizam a construção do Laboratório de História do projecto Hi-BicLab. Nesta actividade, enquadrámos as questões levantadas nos temas do planeamento urbano e dos conceitos de tráfego e como se relacionaram com a definição de prioridades na mobilidade urbana e na definição de acessibilidade (a facilidade que se tem em alcançar atividades ou oportunidades).
 

Agradecemos imensamente à EMEL, que nos proporcionou o espaço, assim como esteve presente no workshop. Igualmente agradecemos à FCT. Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., «EXPL/FER-HFC/0847/2021», que financia o projecto através de fundos nacionais. E, por fim, aos que fazem esta actividade ter sentido: as pessoas que participaram, que trouxeram seus contributos e possibilitaram esse espaço de discussão e aprendizagens sobre temas da mobilidade urbana e planeamento do século XX.

Aconteceu a 08/09/2023 a tertúlia “Bairro de Alvalade para quem?” na Biblioteca Municipal dos Coruchéus, que contou com a participação de Maria Luísa Sousa (Hi-Biclab), Rita Cachado (ISCTE), João Pedro Costa (FAUL), Ana Regedor (Roda dos Ventos) e Elisabete Santa-Bárbara (CML). 

Notícia: O projecto Hi-BicLab, coordenado por investigadora do DCSA, co-organizou a 08/09/2023 a tertúlia “O Bairro de Alvalade para quem?”, que teve lugar na Biblioteca dos Coruchéus (Lisboa) | Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (unl.pt)


376784031_621524843465179_2757117892755445235_n.jpg

Foto de João Barata | CML

Aconteceu a 17.10.2023 o 2º workshop temático do Hi-BicLab Evolução dos transportes na Lisboa do século XX e o futuro da mobilidade urbana: políticas, procura, oferta e intermodalidade A inscrição é gratuita, mas obrigatória por meio de formulário até ao dia 16/10, inclusive.
Link para inscrição: https://forms.gle/epdZCbsdJa8Qa8Xr5

Neste segundo workshop trabalhamos questões sobre a mobilidade urbana de Lisboa levantadas previamente junto dos parceiros do projecto sobre os modos de mobilidade em uso, com ênfase para os transportes colectivos e o como se enquadraram (e enquadram) relativamente às mobilidade automóvel e ciclável.

 

Convidamos as pessoas que participaram neste workshop a analisarem fontes históricas e documentos actuais. Queremos muito receber respostas para as questões que serão trabalhadas, como por exemplo:

O que foi pensado sobre os transportes públicos na Lisboa planeada do século XX?

Que relações podemos estabelecer entre a evolução dos transportes colectivos e do transporte automóvel?


Que propostas estão a ser discutidas hoje sobre os transportes públicos na área de Lisboa e de que forma se poderiam relacionar com a mobilidade ciclável?

Local: ISEG, Terraço-esplanada (Rooftop), Edf. Quelhas (R. das Francesinhas, nº 10, Lisboa)
(será exclusivamente em presença física)
Data: 17 de Outubro de 2023, 9h30-13h

Segundo ws v1 (4).png

É com grande satisfação que anunciamos que a nossa exposição "A cidade para quem? Quotidianos cicláveis nas ruas lisboetas do século XX" estará patente no Átrio da Biblioteca Francisco Pereira de Moura, no ISEG, entre os dias 12 de Setembro e 20 de Outubro de 2023.

BANNER ISEG.png

Temos o gosto de vos convidar para o duplo evento que terá lugar no Auditório da Biblioteca para o dia 10 de Outubro das 17h30 às 19h30: - Lançamento do catálogo da exposição fotográfica "A cidade para quem? Quotidianos cicláveis nas ruas lisboetas do século XX?", fruto do trabalho do projecto Hi-BicLab. Laboratório de História para as Mobilidades Urbanas Sustentáveis: Políticas Cicláveis de Lisboa (EXPL/FER-HFC/0847/2021) e da cineasta e antropóloga Charlotte Seegers. No âmbito deste lançamento, realiza-se a mesa redonda: Como pode a comunidade universitária contribuir para uma mobilidade mais sustentável? Com o seguinte painel: Maria Paula Diogo, DCSA, FCT NOVA Francisco Ferreira, DCEA, FCT NOVA Rita Castel' Branco, MUBi | Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta / CiTUA/IST / assessora do Pró-Reitor de Inovação Socio-Territorial da NOVA Rita Ferreira, NOVA IMS/ Kidical Mass (Créditos do banner: Ricardo Almeida | FCT NOVA)

A3_cidade_para_quem_ccréditos (1)_page-0001.jpg
a cidade para quem_expo_evento fb.jpg

É com enorme satisfação que anunciamos que a nossa exposição estará patente na Biblioteca dos Coruchéus, no horário da biblioteca, de 12 de julho a 8 de setembro. (Créditos do banner:Ana Branco | DRB).​

 

MUBi_2Jun2023.jpeg

Crédito do banner: Mário Alves | MUBi

Já está no youtube (clicar no banner) o webinar "Portugal ao Volante: a génese de uma dependência" conduzido por M. Luísa Sousa, Investigadora Responsável do Hi-BicLab e investigadora do Departamento de Ciências Sociais e Aplicadas, FCT NOVA; CIUHCT.

O Hi-BicLab em parceiria com o Jornal comunitário Lisboa Para Pessoas fez a publicação da notícia "Uma “moda” centenária: pedalar na Lisboa do século XX" do investigador Diego Cavalcanti no dia 3 de junho de 2023 que pode ser lida no link: Uma “moda” centenária: pedalar na Lisboa do século XX (lisboaparapessoas.pt)

uaterx0w.png
Construção da avenida dos Estados Unidos da América, 1950, Lisboa (fotografia de Judah Benoliel, via Arquivo Municipal de Lisboa – PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/JBN/004661)
 

É com enorme satisfação que anunciamos que a nossa exposição estará na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, entre os dias 20.Jun.2023 e 07.Jul.2023, disponível para visitas de segunda à sexta das 9h às 19h.

BANNER FAUL.png

É com grande satisfação que convidamos a todes para o nosso primeiro workshop temático!

 

Este workshop está enquadrado nas actividades do projecto Hi-BicLab. Laboratório de História para as Mobilidades Urbanas Sustentáveis: Políticas Cicláveis de Lisboa (EXPL/FER-HFC/0847/2021), que é financiado por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

 

Neste primeiro workshop enquadramos as questões levantadas previamente sobre os temas do planeamento urbano e dos conceitos de tráfego e de como se relacionaram com a definição de prioridades na mobilidade urbana. 

Convidamos as pessoas que participam neste workshop a analisarem fontes históricas e documentos actuais. Queremos muito receber respostas para as questões que serão trabalhadas, como por exemplo:

 

  • O que aprendemos com as mobilidades futuras imaginadas na Lisboa planeada do século XX?

  • Que visões estão a ser discutidas hoje sobre a mobilidade urbana de Lisboa e de que forma poderiam incorporar “lições” do passado?

 

Local: Jardim de Inverno da EMEL (Alameda das Linhas de Torres, 198-200, Lisboa)

(será exclusivamente em presença física)

Data: 21 de Junho de 2023, 9h-12h30

 

A inscrição é gratuita, mas obrigatória, no seguinte link: https://forms.gle/PZfN7azzaAkWQH6c7

Primeiro workshop (1).png

É com enorme satisfação que anúnciamos que a nossa exposição estará patente na biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa, entre os dias 17 de maio e 16 de junho de 2023. 

Créditos do banner: Ricardo Almeida, FCT

BANNER FCT.png

Já está disponível a gravação da mesa redonda do projecto Hi-BicLab (crédito à Charlotte Seegers). Para ter acesso clique no link a seguir: Mesa Redonda: Repertórios do passado e a imaginação sobre o futuro - YouTube

É com enorme satisfação que anunciamos que a nossa exposição fotográfica estará patente na Junta de Freguesia do Lumiar, na galeria Liminare, entre os dias 10 e 21 de abril de 2023.

BANNER LIMINARE.png

É com enorme satisfação que convidamos para a palestra "Learning from Cycling Histories: Boom, Busts, and Renewal" com Ruth Oldenziel. Esta palestra está enquadrada nas actividades do projecto Hi-BicLab. Laboratório de História para as Mobilidades Urbanas Sustentáveis: Políticas Cicláveis de Lisboa (EXPL/FER-HFC/0847/2021), que é financiado por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. A palestrante, Ruth Oldenziel, é consultora do Hi-BicLab, para o qual contribui na sua qualidade de editora da colecção de livros Cycling Cities, que integrará o caso lisboeta (um dos resultados do projecto). Local: ISEG, Terraço-esplanada (Rooftop), Edf. Quelhas, Rua das Francesinhas nr.21, 1200-725 Lisboa. (será exclusivamente em presença física) Data: 28 de Fevereiro de 2023, 17h às 19h A palestra será em inglês, com a possibilidade de serem colocadas questões em português (que serão traduzidas). A inscrição é gratuita, mas obrigatória a partir do link: https://forms.gle/agjiDE2Ja8JctYBV9

My project-2 (4).png

É com imensa satisfação que anunciamos que a nossa exposição "A cidade para quem? Quotidianos cicláveis nas ruas lisboetas do século XX" estará agora na Biblioteca de Belém!

Créditos do teaser: Charlotte Seegers

É com enorme satisfação que compartilhamos a notícia da defesa da tese de Bernardo Campos Pereira, membro do projecto Hi-BicLab, defendida em 2 de novembro de 2022.
A tese foi objecto de um artigo pelo jornal Público.

A tese está disponível aqui: https://ria.ua.pt/handle/10773/35495

O artigo do Público está disponível aqui: https://www.publico.pt/.../coligacoes-ciclistas-deram...

bottom of page